Blog do mão..

Mais dinâmico. Mais Blog.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Futebol Nacional (Parte 4)

ALERTA: Não leia este post sem antes ler os anteriores!

==========================================

Aqui vai um pequeno dossiê sobre os clubes que não estão bem das pernas:

Flamengo: Afundado em dívidas, atrasa salários, não tem estrutura mínima e até bomba estora no treino. O único bem do time é a torcida. Nem estádio decente tem. Falam do Maracanã, mas esse é da prefeiura, não é particular. Não ganha um brasileiro desde 1991, libertadores a 28 anos e ultimamente, a alegria da torcida se resume nos estaduais.

Botafogo: Sem estrutura, com dívidas, atrasa salários regularmente tem pouquíssima estrutura, estádio não é dele, é apenas "emprestado" por 20 ou 30 anos. A última grande conquista foi o campeonato brasileiro de 1995, que por um acaso foi roubado e deveria pertencer ao Santos. Na zona de rebaixamento, está com vontade de rebaixado. Nem estadual anda ganhando.

Fluminense: Sem estrutura, cheio de dívidas, um presidente desgraçado, torcida relativamente pequena e o que era pra ser um CT no interior não mostrou grandes seviços aé hj. É mais um que não tem estádio. Caiu para a 3ª divisão nacional e com uma virada de mesa subui em 1 ano.Existiam algumas esperanças quando chegou à final da taça Libertadores de 2008. Perdeu. Depois disso, só decadência. è o ultimo colocado no BR 09. Merece cair.

Santa Cruz-RE: A 4 anos disputava a 1ª divisão. Hoje está na 4ª. Tem estádio próprio, mas que não é usado pois o time não joga durante o ano inteiro.

Esses clubes ao que me parece, estão achando que a resolução dos seus problemas vai cair do céu. Não vai. A administração do futebol tem que mudar.

Vamos a alguns exempllos de times que estão dando ou já deram a volta por cima nos últimos anos:

Corinthians: Depois de 13 anos com um presidente que ganhava, mas roubava.. veio a 2ª divisão. Era o fundo do poço, estava na hora de mudar. Mudou tudo, à começar da presidência. Apostou na força da torcida, subiu, trouxe investidores e já ganhou 2 títulos no ano. Não tem estádio próprio(que já virou lenda em SP), mas está encaminhado para ajudar a reforma do Pacaembu ganhando assim o direito como estádio próprio.

Vasco: Mudou de presidente, apostou na juventude e na torcida. Está subindo de divisão.

Internacional: 8 anos atrás lutava contra o rebaixamento, mal tinha títulos internacionais e uma administração ruim. Em 8 anos, chegou aos 100 mil associados, ganhou todos os títulos internacionais possíveis e todo ano luta para ser campeão em tudo que disputa.

Qual é a conclusão sobre tudo isso?

Temos o nosso produto chamado Futebol. Temos ouro aqui mas não estamos sabendo valorizá-lo da forma mais correta, é necessário vontade dos governantes, dos presidentes, dos torcedores dos órgãos de imprensa em geral, e precisamos sim mostrar para a televisão que não é ela que manda. É o clube.
Nada se constrói sozinho, se todos ajudassem um pouco que seja, as coisas serim bem melhores do que são. Existem excelentes propostas voltadas para esse assunto, com seus pontos positivos e negativos, claro, mas não podemos querer mudar tudo de uma vez pelo mundo inteiro se não começarmos pela nossa casa.
Clubes que planejam se dão bem e muuito bem, vemos aí São Paulo, Palmeiras, Goiás, Grêmio. No mundo de hoje, não é mais possível depender da torcida pra ter um clube sadio. É necessário inovar, é necessário lutar, é necessário uma boa administração, e ter um bom planejamento.

Está na hora de mudar o Futebol Nacional, mas é necessário fazer tudo certo, com pensamento e no bom e no ruim, com planejamento e sem pressa, afinal, é melhor esperar 10 anos e chagar a beira da perfeição do que resolver tudo agora e daqui a um ano começar a destruir o futebol brasileiro mais uma vez.


Maaunz

Nenhum comentário: