Blog do mão..

Mais dinâmico. Mais Blog.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Voce sabe o que é... ?? (PARTE 1)

Hebiatra. Em algum momento você criança, adolescente, adulto ou a com a idade pertencente a tãao falada melhor idade.. já ouvi falar nessa profissão? HEBIATRA, pra quem não sabe.. como eu nao sabia.. é o médico que cuida apenas de adolescentes. (Blog do maaun tmb é cultura! )

Agora como poucos talvez tenham ouviso falar dessa parte da medicina.. que é o meio termo entre o Pediatra e o Ginecologista(caso das meninas) e Urologista(Pros meninos) , vou contar aqui um pouco mais sobre eles.. porque eles existem, e quando devemos procurá-los. Como já esta tarde.. e eu tô sem saco pra copia as coisa do google, resolvi fazer uma pesquisa ( graças a maah ;-> ) e achei este texto aki, que da uma breve explicação sobre o assunto.. e está completo NESTE LINK da revista Viva Saúde no portal do UOL.

Segue: Tão difícil quanto impedir o filho adolescente de pintar o cabelo de verde ou de fazer uma tatuagem é tentar convencê-lo a ir ao médico. E isso não tem nada a ver com a rebeldia típica da idade. Muitos, especialmente aqueles que estão no início da puberdade, na faixa dos 10 aos 15 anos, enfrentam um dilema: sentem-se crescidinhos demais para marcar uma consulta com o pediatra da família e, ao mesmo tempo, ainda se acham imaturos para procurar orientações importantes de um ginecologista ou urologista. É no meio dessa 'crise de identidade' comum, portanto, que o hebiatra torna-se fundamental. Numa referência à Hebe, deusa da juventude na mitologia grega(Essa nao dá pra dexa passa née: Hebe, deusa da juventude? aah contaa outra piadaa vai! ), a especialidade (hebiatria), direcionada exclusivamente ao atendimento médico da moçada, é reconhecida desde 1998 pela Associação Médica Brasileira. "Para exercê-la, é preciso ser formado em pediatria e freqüentar um programa de residência ou especialização em adolescência por no mínimo um ano", explica Mauro Fisberg, chefe do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O Hebiatra então pessoas.. é o que podemos chamar de "amigo verdadeiro" . Sim.. e porque não?? Se vc está mal, é ele que te socorre. Se vc tem dúvidas.. é ele que te responde. e sobre tudo! E o principal: ele não conta coisas pros nossos pais =) . A não ser em caso de vida ou morte por exemplo.. mas amigo é isso. Curiosamentee.. nao sei o motivo.. mas todos passamos por essa fase de adaptações, com o mundo e com nosso próprio corpo. Eu como exemplo tinha medo de perguntar certas coisas para os meus pais. Os "amigos" , te zuavam se vc perguntasse alguma coisa(nem sempre quem zoa sabe viu galerinha menor.. nao precisa ter vergonha de nada.. principalemte com nossos pais) então a timidez batia a porta.. e nada saia. Resumindo.. um HEBIATRA deve sim, na minha opinião fazer parte da vida de um adolescente, e além dele.. nuricionistas, professores de educação física e etc. CAda dia mais vemos o mundo lá fora de um jeito diferente.. ao meu modo do ver.. cada vez mais pro EU do que pro NÓS. Uma crainça deve sim aprender a descobrir certas coisas sozinhas.. com a curiosidade.. mas nada mais interessante do que, ao descobrir o primeiro passo, ela ser acompanhada para poder descobrir os proximos e assim, conseguir uma vida boa e com cuidados necessários.

Abração a todos.. e lembrem-se: 44 dias pra copa da Africa do Sul!

Maaun

Nenhum comentário: